domingo, 5 de fevereiro de 2017

DISCORDAR É PRECIOSO




Muita coisa aconteceu entre a criação do primeiro blog METAMORFOSES, ou seja, os irmãos Karamazavi (Ângelo e Cristovam), em agosto de 2009, e a ideia deste, Fratelli Rivalli.
Metamorfoses foi um período de reencontros de ideias. Ali ensaiávamos os primeiros textos sobre assuntos de interesse comum: artes visuais, música, cinema, política, futebol, literatura e poesia, história, geografia e tantos outros temas...

Em 2009, o post Abertura inaugurou o blog e Cristovam, à época, a respeito do primeiro post dizia: "Cá estou para discordar, duvidar e questionar. Concordância não faz parte do comportamento de almas inquietas..." Enquanto que eu complementava: "Finalmente, após muitas e muitas discussões chegou o momento de reunir tudo ao mesmo tempo e agora. A consequência disso só o tempo dirá! Mas com certeza, teremos ainda mais discussões...E ainda mais motivos pra pensar... Inspiratio!"
No entanto, 8 anos depois, resolvemos criar um novo blog e encerrar definitivamente o blog Karamazavi que cumpriu muito bem o seu papel.

Entre a criação de Metamorfoses e Fratelli Rivalli, criei em parceria com um amigo-poeta gaúcho o blog Ditirambos, específico sobre poesia. Foi em Metamorfoses que publiquei meus primeiros poemas. E foi com Francisco Settineri que a arte poética se disseminou e publicamos diversos poemas, seja de autoria própria (poemas meus e de Settineri) e também os Duploemas (projeto de produção de poemas em dupla, que denominamos "poemas feitos a quatro mãos, vinte dedos" etc.). Foi através da criação do projeto Ditirambos que foi possível lançar o primeiro livro de poemas, Diáspora de Francisco Settineri em abril de 2016. E vem outros livros por aí. Há uma evidente conexão entre a criação de todos esses projetos, sendo Metamorfoses a pedra inicial de tudo isso. Ditirambos permanece ativo, intensivo e ainda proporcionará muitas alegrias com a realização de projetos muito importantes. Em breve teremos o lançamento de Duploemas, de outros livros de Settineri e também o meu primeiro livro de poemas.

Fratelli Rivali abrigará todos os outros temas de interesse mútuo, ainda que em muitos desses assuntos ocorrerá uma divergência clara de opiniões sobre alguns temas entre Cristovam e eu. Essa é a ideia. Discordar é preciso. Ainda mais precioso é discordar sem desrespeitar. É natural pessoas interessadas em aprender e em adquirir conhecimento constantemente terem opiniões divergentes sobre qualquer assunto que seja. Saber respeitar uma opinião diferente é necessário para o bom desenvolvimento de qualquer diálogo. Voltaire dizia que: "Posso não concordar com nenhuma das suas palavras, mas defendo até a morte o seu direito de dizê-las".

*

Ângelo Luís

Um comentário:

  1. É o início de uma era intelectualmente excitante e desafiadora!

    Fratello Nero (Cristovam)

    ResponderExcluir